quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CAPÍTULO XXV

NOS ÁTRIOS – BRENDA
Estava previsto um retiro na igreja que eu visitava no período de carnaval. Convidei Alessandra e Carla, mas elas recusaram dizendo que já tinham compromissos. Como lamentei. Meus pais não concordaram muito a princípio, mas eu expressei tanta vontade de ir que eles acabaram cedendo. Eu curti o local. Foi num sítio em Teresópolis. O pessoal era muito animado. Como senti falta de Carla e Alessandra. Eu sabia que elas não estavam felizes. Na minha cabeça ansiosa, eu tinha certeza que seria bom pra elas, mas eu teria que ter primeiro a minha experiência. No retiro estive em maior contato com a palavra de Deus. Conversei muito mais com a dona Maria. Naquela primeira noite ouvi com atenção a palavra: "O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro." (Provérbios 29 : 25). Comparei essa passagem à minha vida e às das minhas amigas. Achei que aquela palavra era pra mim e serviria pra elas também. O temor do homem pra mim era o que a Carla tava passando. Não sabia detalhes sobre sua vida, pois ela tava se afastando um pouco de mim, embora eu sentisse que ainda tinha a semente da nossa amizade viva no seu coração. Ela tava perdida. Queria tudo, mas eu previa que pudesse acabar sem nada. Ela continuava de caso com o Marcos, presa a ele. Ela temia ao homem, não ao SENHOR. Colocava expectativas no que o homem poderia lhe dar. Este temor do Senhor eu via como respeito a Ele. A Alessandra não confiava no SENHOR, mas não conseguia confiar no homem. Todos os que passavam pelo caminho dela a decepcionavam. Fiquei tão impactada aqueles dias que através das conversas com as pessoas cheguei à uma conclusão: o que será que tô esperando pra ser membro desta igreja? Já vi gente indo à frente e declarando que Jesus é seu único e suficiente salvador, o que tô esperando pra fazer isso? Assim o fiz. Se o ano de 1986 foi um ano de mudanças e uma introdução do evangelho para mim, 1987 foi o ano em que eu nasci de novo. Cheguei do retiro e disse que aceitei Jesus, que agora era crente. Meus pais se assustaram, acharam esquisito, pois viam Deus pela religião, mas eu a partir daquele momento entendi que O Espírito Santo é que convence a gente de que Jesus é o único e suficiente salvador. E através deste mesmo Espírito Santo eu passei a entender mais a Bíblia. Nessa minha caminhada inicial sempre encontrava passagens que me marcavam mais e respondiam às minhas necessidades de nova convertida, como: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16 : 31-b); eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Josué 24 : 15-b) pois a peleja não é vossa, mas de Deus. (II Crônicas 20 : 15-b). Era meu maná pra que eu perseverasse na fé e orasse pra todos os meus queridos, inclusive Alessandra e Carla, que mesmo longe, estavam perto do meu coração. Eu orava muito de madrugada, tinha o maior gás, ia lembrando de parentes de situações que via acontecer na rua, pedia pelo bairro pelas pessoas da vizinhança e assim, já começaria em pouco tempo a faculdade e o curso de magistério com uma nova mente, a mente de Cristo. Naquela época, pouco ainda se falava no evangelho comparado a hoje, mas já tinham alguns horários nas TVs, em algumas rádios. Além disso eu ia regularmente à igreja, até começarem as aulas, em dias de semana.
Continuava orando, intercedendo muito por Alessandra e Carla e aproveitava pra ligar pra elas, embora fosse difícil encontrá-las em casa. Num domingo de manhã, voltando da igreja ocorreu ligar pra Carla do orelhão:
- Alô... – Carla atendeu com uma voz cansada, triste
- Carlinha?
- Oi, Brenda.
- Cê tá bem?
- Tô, é que eu tô um pouco cansada, tenho participado de uns eventos com as agências e lojas que patrocinam a academia. Essa noite estive num que varou a madrugada, dormi pouco.
- Eu tô te incomodando, né, querida? Cê queria dormir.
- Não fofinha, pode falar.
- Cê tá sozinha em casa? O telefone tocou tanto.
- É, tô, meus pais saíram.
A voz de Carla realmente expressava cansaço, mas eu reparava umas pausas, ela fungava, mas acho que não era resfriado, pra mim ela tinha chorado.
- Cê tá bem mesmo Carlinha?
- Tô sim. É como eu disse, tô muito cansada.
- Carlinha, eu tô sentindo sua vozinha triste. Fala comigo o que foi lindinha, cê tá escondendo alguma coisa. Cê já confiou mais em mim.
- Não é nada não...
- Carlinha, eu quero que cê saiba que mesmo que esteja fazendo alguma coisa que seja errada, eu jamais darei às costas a você. Meu amor por você permanece.
Foi aí que lembrei de uma expressão que ouvi num culto: “o amor constrange”. E constrangeu. Assim que acabei de falar pra Carla que meu amor por ela permanecia, ela desabou no choro, não conseguiu mais esconder sua tristeza.
- Brenda, eu...não tô muito bem, eu tô mesmo cansada...mas também de muita coisa na minha vida...não posso falar, você não vai entender.
- Por que cê acha que eu não vou entender?
- A gente pensa muito diferente, mas eu também te amo, Brenda. Mesmo sendo toda certinha e eu sendo o que sou, que nem mais sei o que sou, quem sou, o que quero, o que vou fazer da minha vida! Deixa pra lá! Eu tô cansada mesmo e nem sei mais o que tô falando! Preciso descansar, Brenda, desculpa! Não leva a mal, quando eu conseguir eu falo com você.
- Não fica assim. Quero tanto te ajudar.
- Mas não dá! Eu que tivesse feito tudo diferente!
- Mas tem solução.
- Não, não tem!
- Tem sim: Jesus.
- Ah, Brenda, dá um tempo, tá?! Depois a gente se fala! Agora eu não tô bem e vou acabar sendo grossa com você. Desculpa, tá? Tchau!
- Tchau. – eu respondi e acho que ela nem ouviu, desligou antes.
Pensei em ligar pra Alessandra pra saber o que tava havendo com Carla, mas talvez ela não soubesse e se soubesse, talvez não contasse. Eu sabia que era por causa do tal Marcos, mas eu não ia repetir o que achava e ela não ia me ouvir. Resolvi não ficar em ansiedade. Orei, pedi muito por Carla e também lembrei de orar por Alessandra. Coloquei em prática a palavra: "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." (Salmos 37 : 5)

10 comentários:

  1. Abençoada Brenda!
    Madura, sensível. Brilhante a analogia da vida delas a PV 29:25. A Alessandra nesta altura, pode até não estar tão feliz (no fundo ela parece achar que também não é o Renato o eleito), mas não está com grandes problemas, além, lógico, da preocupação com a Carla.
    Mas a Carla... O sofrimento já começou a aflorar, mas cadê a força para se livrar? Por quê ela foge da Brenda? Não quer ser confrontada com a verdade. No fundo, ela sabe que a Brenda é a única que a poderia ajudar, dando-lhe forças para sair dessa situação. Mas, Carla foge... Carla na verdade ainda não quer sair dessa situação, então, foge de quem poderia ajudá-la.
    A única coisa que a Brenda pode fazer é o que ela está fazendo: ORAÇÃO! A intercessão é a única forma de Brenda ajudá-la nesse momento. Entregar o problema nas mãos de Deus!
    "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará" (SL 37 : 5)

    ResponderExcluir
  2. Vinicius, não vou poder voltar aqui no Blog hoje. Meu PC está rodando 1cm por hora (está super lento e pesado - sem chance de trabalho - daqui a pouco vou desligar).
    Amanhã eu entro em contato com você no Orkut!
    Deixa recados para mim lá, que amanhã eu te respondo (vou entrar pelo PC da minha filha, porque provavelmente, este aqui vai amanhacer em pedaços - rsrsrs).
    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sua assiduidade. Garanto que mais surpresas virão e que nem imaginam qual será o final, mas este também não está tão perto,algumas coisas mais vão acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente chegou o momento em que Brenda se rende aos pés do Senhor,esperei por isso ansiosa.É uma garota super sensível, compreensiva;e agora que descobriu seu primeiro amor (Jesus Cristo) está se tornando cada vez mais sábia e madura.
    Espero ansiosa pelos próximos capítulos!

    ResponderExcluir
  5. Muitas emoções nos próximos capítulos de VIDAS SEPARADAS. Aguardem!

    ResponderExcluir
  6. mente em Cristo, não se vai ao Pai senão por Jesus, guia de nossas vidas. Tão maravilhoso se todas as pessoas tiverem uma Brenda na vida... e ouví-las com os ouvidos de ouvir e vê-las com os olhos de enxergar...

    ResponderExcluir
  7. É incrivel que quando a gente lê alguma coisa e nos indentificamos.Isso é bom por que acaba nos ajudando a entender certas coisas.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Vinícius, este capítulo está maravilhoso!

    Que lindo o entendimento que Brenda está tendo do Senhor. Uma frase me chamou muita atenção. "COLOCAVA EXPECTATIVA NO QUE O HOMEM PODERIA LHE DAR." Esta frase particularmente falou mto comigo.

    Obrigada! Que Deus continue te capacitando a cada dia.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do que a Brenda analisou sobre Alessandra e a Carla e seus relacionamentos.... São verdades que nem sempre se dão conta, as vezes demora...

    E ruim quando a Brenda vai para o caminho certo e suas amigas acabam meio que se distanciando por causa de seus pensamentos, embora ainda sejam amigas.. e ela continua em busca da Carla mesmo sentindo esse pequeno distanciamento...

    ResponderExcluir